Aconteceu no GFRJ

Clube de Engenharia recebe o I Encontro Aeroespacial Fluminense
O evento reuniu equipes do Rio de Janeiro para debater o foguetemodelismo no estado.
Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2018. | Matéria escrita por Rafael Augusto.

Equipes de Foguetes do Rio de Janeiro reunidas na galeria do Clube.

Na última Segunda-Feira (10), o GFRJ, o Clube de Engenharia e a OBA organizaram o I Encontro Aeroespacial Fluminense. O evento reuniu equipes de foguetemodelismo de nível universitário e médio com o intuito de debater o estágio atual do setor no Rio de Janeiro e tentar encontrar ações conjuntas para desenvolvê-lo no nosso estado.

O Encontro começou com uma mesa de abertura em que palestraram: Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia, Paula Reis, vice-presidente do GFRJ e João Canalle, coordenador nacional da OBA.

Em seguida, houve a palestra de Carlos Alberto, diretor da empresa SIATT, que desenvolve sistemas de defesa e aeroespaciais, e que apresentou sobre gerenciamento de projetos de mísseis e sobre o trabalho da SIATT nos últimos anos. Ao fim dessa palestra, aconteceu a Mostra das Equipes de Foguetes do Rio na galeria do Clube de Engenharia. Nela, 6 equipes do nosso estado apresentaram os seus projetos mais recentes, levando foguetes, protótipos, peças usadas pelas equipes, banners etc.

Carlos Alberto palestrando.

Além do GFRJ, estavam presentes também as equipes CEB Rocket Desing (Centro Educacional Batista), Lufft (UFF-Niterói), Minerva Rockets (UFRJ), RocketWolf (CEFET-Maracanã) e o Programa CEOS (IME).

Depois da Mostra, ocorreu uma mesa de debates com as equipes de foguetes para discutir os desafios da nossa área frente à crise que o estado tem passado nos últimos anos. O destaque dessa mesa foi a apresentação do CEB Rocket Design, pois era a única equipe de Ensino Médio presente e que contou um pouco da dificuldade de se fazer foguetes no interior do estado. Ao fim dela, todos os palestrantes concordaram que era necessário haver uma maior interação entre as equipes e propuseram organizar reuniões periódicas com os líderes para troca de informações.

Fogueteiros discutindo a crise no estado do Rio.

Para encerrar o evento, houve a palestra de Andre Valle, professor da FGV, Fundação Getúlio Vargas, que contou um pouco da história da exploração espacial e a importância do gerenciamento de projetos nesse setor. Ao final, houve um sorteio de cinco livros desse palestrante.

Palestra de Andre Valle.

O I Encontro Aeroespacial Fluminense foi um sucesso! Quase oitenta pessoas estavam presentes além de seis equipes participantes da Mostra. O evento foi uma grande oportunidade de troca de conhecimentos e contatos entre as equipes do Rio e esperamos que traga bons frutos para a integração do setor no Rio de Janeiro com um maior desenvolvimento conjunto das equipes fluminenses.

Gostaríamos de agradecer aos membros do GFRJ, ao Clube de Engenharia e à OBA pela organização do evento, as seis equipes participantes, palestrantes e expectadores.

Vocês podem conferir todas as fotos aqui.

Aconteceu no GFRJ

Clube de Engenharia recebe o I Encontro Aeroespacial Fluminense

Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2018. | Matéria escrita por Rafael Augusto.

Vocês podem conferir todas as fotos aqui.
Equipes de Foguetes do Rio de Janeiro reunidas na galeria do Clube.
Fogueteiros discutindo a crise no estado do Rio.

GFRJ na galeria do Clube.

Palestra de Andre Valle.

Carlos Alberto palestrando.